Norma Adotada ou Norma Traduzida?


A Associação Brasileira de Normas Técnicas, por meio de seu selo editorial, a ABNT Editora, tem publicado algumas Normas traduzidas, e isto gera a preocupação de que alguns usuários as confundam com as Normas adotadas.

Norma adotada
É a Norma ABNT que equivale a uma Norma internacional e segue todo o processo de desenvolvimento de Normas. Ou seja, inicia-se na análise de uma demanda, torna-se um Projeto de Norma que é tratado no âmbito da Comissão de Estudo, e depois circula em Consulta Nacional para conhecimento e participação da sociedade até a sua publicação como Norma Brasileira.

Segundo o documento ABNT Diretiva 3 de 2017, referente às regras para adoção de Normas internacionais, uma adoção é a “publicação de um Documento Técnico ABNT a partir de um Documento Técnico Internacional correspondente, com a identificação dos desvios técnicos em relação ao Documento Técnico Internacional, se existentes”.

E para concluir, quando publicadas, as Normas adotadas recebem o prefixo “ABNT NBR”.


Norma traduzida
É uma Norma Internacional ou estrangeira traduzida por especialistas, mas não adotada como Norma Brasileira, por não ser submetida ao processo formal de elaboração de Normas Brasileiras, assim mantendo sua nomenclatura original e não recebendo o prefixo “ABNT NBR”.

Vale destacar que, para a publicação de uma Norma traduzida, são consultados especialistas técnicos no tema, que legitimam a publicação. Somente assim é feita a divulgação do documento traduzido.


Norma_Adotadas_Norma_Traduzidas

Acesse o ABNT Catalogo e encontre essas Normas, acima, entre outras Normas Adotadas, Normas Traduzidas e outras publicações.

Norma Adotadas do exemplo:
ABNT NBR ISO 9001
ABNT NBR ISO 37001

Normas Traduzidas do exemplo:
ISO 19600
ISO 45001

Deixe uma resposta